Monday, January 02, 2006

Planos para 2006

Como toda boa pessoa, fico adiando as coisas - ah, semana que vem eu começo - mas isso é visto com maus olhos. Mas provo que a literatura imita a vida, pois com um pouco de maquiagem as coisas melhoram bastante. Há uma sutil diferença entre dizer "vou deixar pro ano que vem" e "isto está nos planos para o próximo ano". É a mesma coisa, mas uma você diz com orgulho e a outra por tradição. Da mesma forma, com um pouco de ousadia, pode se dizer que amor e ódio são duas palavras para uma mesma coisa. Mas vou deixar de lado esse assunto de amor e ódio.

Ano passado fiz planos também. Escrevi alguns no fotolog, mas na verdade não eram aqueles. Quem realmente ouviu meus planos foi a Letícia. Ela riu e nunca mais se esqueceu. Mas, no fim das contas... não passou muito longe. Dessa vez tentarei ser mais objetivo e sincero no que publico:

  • Criar um blog.

Belezinha! Esse foi fácil.

  • Ler mais livros.

Não posso falar em números, mas o ritmo está melhorando. Em dois meses li mais livros do que normalmente lia num ano inteiro. Falando nisso, tenho que devolver os dois.

  • Botar os pingos nos is.

Gosto das coisas claras e da noite - mas de escura só quero ela. Odeio trabalhar com pouca iluminação, odeio confusão e segundas e terceiras interpretações. Morte às frases de mão dupla. Resolver isso inclui, na prática, acentuar as palavras e usar corretamente os pontos, apesar de muitas vezes me achar chato, porque em algumas conversas no messenger localizo minhas falas procurando as frases terminadas com ponto de interrogação. Não sei se acontece com todo mundo, mas geralmente são minhas piores conversas. Sabendo disso, tento evitar as perguntas e daí o nível da conversa cai mesmo.

  • Enxugar o orçamento.

No ano que passou joguei muito dinheiro pelo ralo. Naturalmente também ganhei muito (caso contrário estaria falido), mas quem cumpre ao mesmo tempo as tarefas de colocar e tirar do bolso sabe muito bem o que é uma ressaca econômica. Gastei demais bancando os programas conjugais; hotel ali, barzinho lá, restaurantes à beira do mar, gasolina, muita gasolina, motel com hidro, motel sem hidro, faltas ao trabalho. Mas o lado bom é que... ...não consigo inventar nada agora, mas deve ter algum. Ainda acho que esse plano vai entrar em conflito com alguns dos demais.

  • Cuidar do vestuário.

Naturalmente, porque é o que os olhos vêem.

  • Trocar de carro.

O Gol amarelo mostarda com rodas de playboy é lindo, mas é chamativo demais pro meu estilo. Como sempre, o lance da mesma mão colocar e tirar do bolso adiará esse plano por alguns meses, mas pela experiência de infidelidade com carros no ultimo ano, sei que vou dar um jeito nisso antes do esperado.

  • Tratar as pessoas como devem ser tratadas.

Sou muito bonzinho e paciente demais com pessoas irritantes que não me acrescentam nada. Preciso dizer o que me incomoda, pois senão isso fica consumindo minha mente, ocupando o precioso tempo que ela adoraria aproveitar não fazendo coisa alguma. Sem falar que esse desgaste todo me fez dizer a algumas pessoas coisas que não mereciam (espero que me perdoem).

  • Resolver as coisas.

Deixar o mínimo de coisas pendentes. Sou humano. Computadores é que nativamente empregam pilhas e podem desviar a execução, depois voltar e continuar exatamente de onde havia parado. Eu preciso de papel pra organizar isso, e é o que vou fazer.

E a vida trata de trazer sempre novos problemas, embaralhar as cartas e deixar tudo mais emocionante. Às vezes uma mesma coisa pode agradar ou incomodar. Cansei de ver pessoas se contradizendo. Alguns não percebem a ilusão e julgam categoricamente coisas que normalmente as deixaria em dúvida, talvez por insegurança, influência dos outros, interesse subconsciente ou uma mistura de tudo isso. Certa vez, vendo que era impossível fazer uma pessoa reconhecer seus erros, comecei a repetir suas atitudes. Funcionou 50%. Ela reconheceu o erro, porém apenas em mim. Depois eu ficava com vergonha de dizer a verdadeira razão de ter feito aquilo, e defendia usando os mesmos argumentos que ela havia usado. Não sei se foi o meu jeito de dizer, mas ela ficou doida e jamais relacionou aquilo com o próprio passado.

Esse blog é sobre isso. Importam os olhos. A realidade é uma entidade secundária e paralela à percepção.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Meu caro amigo, publique um livro que esse eu irei ler hehe. Fico pensando de onde vem tanta idéia pra escrever, conteúdo e coisas assim... Não sei se é normal isso ou se sou uma pessoa de pouca mente mesmo, pois nunca fui bem e redação. E não é só o conteúdo, é o sentido dele também que faz a diferença. Mas uma coisa é certa: vou estar sempre te observando, aliás, me espelho nos melhores amigos e copio o que eles tiverem de melhor.
O Sergio, é um orgulho tê-lo como amigo, mesmo você sendo esquisito.
haha

Jhone

4:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

não esqueça de ler bukowski, compre um all star branco, só frequente móteis sem hidro e troque seu carro por um fusca com rodas de playboy. e sorte em tudo aqui que trata de esclarecimentos e resoluções, porque é sempre mais difícil.

eu ri? eu sou mesmo cretina? (hohoho)

6:31 PM  
Blogger Sheila said...

nham... agora vc tem um blog... e um ótimo gosto para templates...
;p

:o)

1:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Novo testamento reloaded. Isso é bom demais. t3rror Inc

12:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

12:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oláaaaaaa... estou eu aqui novamente!! Esses tópicos do que vou fazer esse ano é algo que fiz só uma vez e não fiz nem a metade nequele ano, mas fiz tudo que estava na lista mesmo demorando alguns anos para isso... Me lembro que era algo como: Ir ao Cristo Redentor (era do lado da minha casa e eu não tinha ido), ver o flamengo jogar no Maracanã, ir a Bahia, fazer uma tatoo de sol, colocar pirceing na língua... Que viagem... Mas é bom colocar no papel nossas idéias, a gente olha depois e dá risada... beijos e espero que vc realize todos os seus planos logo!! Te amo muito!! beijocas

2:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei. É só oq tenho para dizer no momento... até ler todos os dias e ter algo à acrescentar, pq mesmo se tratando da sua vida é um espelho para todos nós.

4:51 PM  

Post a Comment

<< Home